Veja como fazer um bom currículo
Ter um bom currículo, atrativo, organizado, amplia muito suas possibilidades de poder participar de um processo de recrutamento e seleção. Aumentando suas chances no mercado de trabalho. Primordial que o CV tenha uma boa formatação seguindo normas ABNT.
Aliás você pode usar tanto o Google docs quanto o word para fazer seu currículo. Seja sempre coerente nas suas informações, coloque experiências profissionais caso tenha e formação acadêmica, cuidado para não ser muito extenso. Ações voluntárias, também podem ser acrescentadas em seu CV.
Ao seguir as instruções do site a respeito de deixar seu currículo atrativo, torna se maior as possibilidades de ser chamado para uma entrevista.
Como Formatar seu CV
Inicie seu CV pelo nome, usando a fonte arial ou times new roman, no tamanho 12, espaçamento de 1,5. Seu nome precisa estar em destaque, por esse motivo centralize, faça com letras maiúscula e coloque em negrito. A foto só coloque se a empresa a qual for entregar o CV estiver pedindo.
Dados cadastrais
Lembrando que não é necessário escrever em seu CV “dados cadastrais ou pessoais”
-
- Endereço; (rua, avenida, alameda, travessa)
- Bairro;
- Cidade;
- CEP;
- Telefone;
- E-mail.
Portanto ao se criar um e-mail, tome cuidado, ele precisa ser mais profissional, algo que tenha haver com seu nome por exemplo.
Dados Pessoais:
-
- Nacionalidade; (se nasceu no Brasil coloque Brasileiro)
- Natural de; (cidade onde nasceu)
- Estado civil;
- Filhos;
- Data de nascimento;
- Gênero.
Objetivo
Vá direto ao ponto! diga qual cargo é de seu interesse, isso facilitara a vida do recrutador, pois ele já saberá para qual cargo seu currículo foi enviado.
Assim avaliará seu CV e ver se é de acordo com a vaga que a empresa disponibiliza, se você se enquadra no perfil. Enfim lhe chamando para a entrevista.
Qualificações
O que são as qualificações? São todas as suas competências profissionais, isso é, aquilo que você sabe efetivamente fazer no exercício da sua função como profissional.
Em síntese, tudo que faz com maestria e coloca as suas competências técnicas e no encerramento, acrescenta as habilidades humana.
Hoje em dia temos um nome mais sofisticado para “habilidades”, chamamos de soft skills e hards skills. Hard skills, são qualidades técnicas, soft skills, são qualidades humanas.
Então ao iniciar a escrita de suas qualificações, inicie com uma frase de efeito profissional, por exemplo, “PROFISSIONAL ORIENTADO(A) AOS NEGÓCIOS COM EXPERIÊNCIAS EM”, a partir dessa frase você vai discursar, bem como escrever o quanto é competente em seu trabalho, não é para falar o que faz de maneira chata ou metódica.
Narre aqui suas competências profissionais, aquilo que você sabe fazer de melhor, encerra esse breve discurso de no máximo 3 linhas, com suas habilidades humana, por exemplo, liderança, comunicação, persuasão, enfim a habilidade em liderar pessoas, cada área existe suas habilidades humanas.
Formação Acadêmica – CV
Sob o mesmo posto de vista de qualificação, aqui irá colocar sua graduação, pós graduação, cursos técnicos.
Colocando por ordem:
-
- Mestrado;
- Pós – graduação
- Graduação;
Caso não tenha iniciado ou feito alguma graduação coloque somente sua escolaridade. Coloque o nome do curso se graduado, a instituição ( nome da faculdade ou escola), período de inicio e de conclusão, se está cursando coloque o inicio e quando irá encerrar, se caso parou a faculdade coloque inicio e o período que você interrompeu.
Experiências Profissionais
Detalhe aqui locais onde já trabalhou, ou seja, destacando as 3 empresas com maior relevância, mais importantes, que tenha a ver com o cargo que está buscando.
Indique algumas informações:
-
- Empresa;
- Cargo;
- Período;
- Atividades desenvolvidas
Logo após ter colocado as experiências profissionais, acrescente os cursos que tenha haver com sua área, coloque apenas cursos que vão te alavancar, informática, idioma, entre outros, nome do curso, instituição, não é necessário colocar data. Deixe os detalhes para entrevista.
Enfim se você já foi voluntário, de forma regular de uma a duas vezes na semana, trabalhou em uma ONG, ou em uma instituição com fins não lucrativos, acrescente ao seu currículo. Coloque exatamente assim em seu currículo “ATIVIDADES NO TERCEIRO SETOR”. indicando a instituição e a função que exercia, quanto tempo ficou sendo voluntário(a), atividades desenvolvidas.
Conclusão
Espero portanto ter ajudado você que está ativo no mercado de trabalho e esteja pleiteando uma vaga de emprego.
Aqui você aprende a montar um currículo perfeito em questões de minutos. Basta ter atenção e seguir cada passo indicado, acredito que um bom currículo pode abrir portas de um grande emprego.
Obrigado por ler este post, espero que tenha lhe ajudado. Não se esqueça de compartilhar!