Jovem Aprendiz: O que é, Como Funciona e Como se inscrever
Com o programa jovem aprendiz, jovens consegue ser inseridos no mercado de trabalho. Conseguindo assim seu primeiro emprego e aos poucos conquistar um conjunto de atributos para se posicionar e ser capaz de conseguir aprender mais, adquirir experiências.
O objetivo deste programa é estar a frente buscando resolver e identificar determinados problemas, como conseguir o primeiro emprego, sendo assim ele veio para auxiliar os jovens a ter êxito nessa conquista.
Vamos aprender sobre o que é esse programa, como funciona, como se inscrever.
O que é Jovem Aprendiz?
Jovem Aprendiz nada mais é que o incentivo para as empresas, isso é, para os jovens passar a fazer parte do mercado de trabalho.
Por lei as empresas hoje devem ter de 5 a 15 % de jovens trabalhando proporcional ao número de funcionários. Exemplo, se uma empresa possui mil funcionários ela tem que ter de 5 a 15 % de jovem aprendizes dentro dela. Então neste caso é obvio que o numero de aprendizes em multinacionais é maior do que em empresas pequenas.
Além disso algumas empresas optam por contratar estagiários, posto que o programa de estágio, a empresa não é obrigada a pagar determinados direitos. Já no programa de jovem aprendiz, a empresa precisa pagar FGTS, décimo terceiro, entre outros diversos benefícios.
Como Funciona o Programa
O programa funciona da idade entre 14 a 24 anos, onde vai agregar ao currículo do profissional aprendiz, informações que vão somar para uma vaga futura.
A carga horária desse programa 4 a 6 horas, o jovem deve ser estudante, do fundamental II ou ensino médio, se ainda não for formado, os jovens vão trabalhar em horários diferentes do que estuda.
Caso tenha interesse em ingressar nesse programa, tem que ter carteira de trabalho, se acima de 17 anos e 6 meses e do sexo masculino carteira reservista, título de eleitor, tira se a partir dos 16 anos. Caso tenha algum curso profissionalizante é interessante que informe para agregar seu currículo.
Direitos do Jovem Aprendiz
Assim como todo empregado da empresa, o jovem aprendiz tem direitos legais, com base na lei.
- seguro desemprego;
- remuneração, de 500, 00 a 900,00 em media, porém existem casos de que a empresa pague um salário mínimo, isso é uma negociação entre as partes.
- auxílio transporte;
- Férias remunerada;
- décimo terceiro;
- Tem os benefícios caso ocorra , assim como os trabalhadores CLT;
- Caso o contrato acabe, a empresa deve pagar os benefícios de direito do aprendiz, tudo proporcional ao tempo de vínculo;
- Contrato de 2 anos;
- Parcela FGTS ao termino do contrato.
O contrato só é cancelado, aliás nos casos de o menor:
- deixe de estudar,
- Termino do contrato,
- o infrinja alguma regra.
Esses benefícios citados acima são por lei, mas existem outros benefícios que a empresa pode conceder se caso queira.
Aprenda se inscrever no Programa
Existem diversas formas para você se inscrever no programa, tanto por instituições sem fins lucrativos, como o CIEE da sua região. Pesquise no Google pelo CIEE de sua cidade, por exemplo CIEE SP nome da sua cidade, aqui você pode se inscrever tanto para aprendiz, como para estágio.
Como funciona, empresas se cadastrão no CIEE com o intuito de contratar estagiários ou aprendizes de determinada área. Um exemplo é a Caixa Econômica, Banco do Brasil e entre outras empresas locais.
Portanto entre no site do CIEE, programa jovem aprendiz ou vá até o CIEE de sua cidade, cadastre seu currículo. O programa é da preferencia ao público que não tem condições necessárias para pagar suas despesas diárias, isso é, para jovens coma família mais carente. Porém isso não impede que qualquer jovem se inscreva para a vaga.
Outra Plataforma de Ingresso para Jovem Aprendiz
Afinal, hoje estamos na era das atualidades, tecnológicas, então as empresas busca alternativas modernas para seu recrutamento. Assim como a plataforma do LINKEDIN.
Então primeiramente você aprendiz precisa se cadastrar na plataforma, acesse pelo celular ou computador. Assim sendo, faça um perfil com foto, crie com Canva ou Photoshop uma foto de perfil para ficar bem atrativa, colocar uma capa, depois coloque uma biografia, preencha conforme o pedido, quanto mais informação de qualificação, competências, cursos que colocar seu perfil ficará mais completo e atrativo.
Em seguida vá em candidatura simplificada, avançar e carregue seu currículo, selecionar, depois revisar e envie sua inscrição para vaga.
Não esquecendo que em vagas você irá colocar jovem aprendiz, em seguida vá em todos os filtros, marque a opção remoto ou vá direito na opção de busca acima na página coloque a cidade desejada, veja qual vaga se enquadra ao seu perfil ou está dentro de sua região, pois as vezes aparecerá vagas que não são para jovem aprendiz. Ao achar a vaga clique em candidatar, em seguida inscreva-se.
Conclusão
O programa jovem aprendiz tem como base fazer com que os jovens, que estão cursando ou concluindo os estudos, ingresse no mercado de trabalho.
Acima de tudo, alcance uma experiência, passe a ter um conhecimento sobre diversas técnicas, podendo adquirir novas competências ou fazer crescer as que já tem.
Através do programa jovens passa a ser mais responsável e começa a gerar um maior desempenho de suas habilidades. Você jovem não pode ficar de fora, se inscreva através da plataforma ou pela instituição.
Obrigado por ler este post, espero que tenha lhe ajudado. Não se esqueça de compartilhar!