Renegociação de dívidas bancarias-Mutirão
Renegociação, são novas condições que o cidadão passa a ter, de negociar suas dívidas novamente e organizar sua vida financeira.
Portanto, é um ato de tentar entrar em um acordo, entre banco e empresa, comprador em atraso com parcelas, ou pagamentos fora de prazo. Entretanto é comum uma nova tentativa de negociação.
Para que haja uma tentativa de receber o dinheiro, por isso, é importante não ter tantas burocracias, para que o inadimplente possa pagar.
Melhor época para Renegociação
É agora! Participando dessa transação e conhecimento que permitirá o seu desenvolvimento financeiro, que irá se iniciar nessa terça-feira 1 de novembro de 2022 até 30 de novembro 2022. Somente aqui no Brasil.
Essa ação que propõe em primeira mão algo novo, é uma ação da Febraban, principal entidade representativa do setor bancário brasileiro. Juntamente com Banco Central, cuja função é garantir a estabilidade e o poder de compra da moeda que controla, Senacon responsável pela gestão, disponibilização e manutenção da plataforma, Procon o órgão que realiza a defesa e proteção do consumidor.
A negociação é para todas as pessoas físicas com débitos em atraso com bancos e demais tipos de instituições financeiras. Dividas negociadas diretamente com os bancos, com descontos e prazos.
Para saber mais sobre sua vida financeira , consulte seus empréstimos, bancos, chave pix, operações e mais, com a conta gov.br, você poderá acessar este e outros serviços públicos digitais disponíveis na plataforma do governo Federal. Ou ainda fazer seu login no registrato.
Como Participar do Mutirão?
A mobilização coletiva para auxílio mútuo de caráter gratuito, são feitas totalmente online, por meio do consumidor.gov.br. Ou ainda por canais oficiais das instituições como banco ou financeiras. Você deve fazer seu registro e escolher a instituição que você deseja negociar, preencher o formulário.
Entrando na plataforma consumidor.gov.br, você se comunica diretamente com as empresas participantes. Primeiramente verifique se a empresa que você quer reclamar está cadastrada, em até 10 dias a empresa analisa e responde.
Agora é só você renegociar sua dívida, se cadastre, entre em registrar reclamação, no campo problema, selecione a opção “RENEGOCIAÇÂO/PARCELAMENTO DE DÍVIDA.
Orientações
Banco Central oriente os indivíduos que está em uma situação a qual não conseguirá arcar com todas as dívidas que contraiu, sem comprometer o mínimo para sua sobrevivência. Pede para que não entre na renegociação dos débitos pela mobilização que está ocorrendo a partir do dia 1º de novembro a 30.
Seria melhor buscar uma ajuda especializada nos órgão de proteção e defesa do consumidor. Porque não deve comprometer a renda familiar a ponto de não poderem arcar com a sobrevivência. Objetivo é preparar o consumidor para que não fique em desvantagem.
O consumidor não precisará dar nenhum bem como garantia, esse acordo de troca ou transferência, a ser utilizado estabelecendo um vínculo ou parceria entre o órgão e Febraban para poder desenvolver uma ação de educação financeira em conjunto de todas as partes constituintes.
Coloque suas finanças em forma, fique no controle de sua vida financeira. Negocie suas dividas, realize os pagamentos em dia. Caso você não consiga manter em dia seus pagamento, procure diretamente o banco ou a financeira.
Por isso é importante que ao renegociar você tenha bem definido valores para que posteriormente tudo vá bem. Entenda as condições de renegociação, defina um teto a ser gasto após a renegociação.
Relato
Os contratos negociados no período de 2020 e 2022, segundo Febraban, foi de 22 milhões, saldo das negociações superou R$ 1,1 trilhão.
Na última mobilização coletiva para execução de serviços que beneficie uma comunidade e instrua o aprendizado em relação ao uso do dinheiro, ou seja, onde o indivíduo passa a conhecer relativamente as suas finanças pessoas. Que foi realizado em 7 de março a 31 de março, foram negociados novamente 1,7 milhões de contratos.
Benefício da Renegociação
Renegociar seu financiamento pode valer muito a pena e é de extra importância. Porque quando adquirimos a divida e não conseguimos pagar, nossa situação financeira poderá piorar, pois acabamos pegando dinheiro de outra conta para tentar amenizar os juros é onde vira uma bagunça financeira.
Ao renegociar sua divida podemos ter juros menores, descontos em juros e multas e a divida para de crescer.
Por isso é recomendado que você renegocie sua divida assim que ocorrer o primeiro atraso. Ou assim que você se encontrar em situação já favorável a realização o pagamento em dia.
Obrigado por ler este post, espero que tenha lhe ajudado. Não se esqueça de compartilhar!